SURF para a garotada! Especial Dia das Crianças!

/
0Comentários
Além de ser muito divertido, surfar também é um exercício que traz uma série de vantagens para a saúde e o desenvolvimento motor dos pequenos. Que tal então aproveitar as férias na praia para ensinar seu filho ou matriculá-lo em uma escolinha de surf?

Seu filhote com certeza vai adorar deslizar sobre as ondas! Para começar a surfar, basta uma prancha, alguns equipamentos de segurança e aprender a respeitar o mar. E muito protetor solar para proteger o pequeno da exposição ao sol.
Animou? Descubra, então, a seguir quais são todos os benefícios do surf para as crianças, os cuidados a serem tomados e também os treinos indicados para cada faixa etária.
E se no meio da aplicação do protetor acabar acontecendo alguma lambança com o traje do pequeno surfista, nada de estragar a diversão. Como bônus, aqui também tem várias dicas de como resolver isso rapidinho com a ajuda de um alvejante.
  • Quais são os benefícios dessa prática esportiva?

Surfar é uma atividade física completa, pois não só trabalha todos os grupos musculares do corpo, já que os praticantes precisam fazer força ao bater as pernas e os braços, como também desenvolve a capacidade pulmonar e resistência cardiovascular, sendo um ótimo exercício aeróbico para a criançada.

Além disso, o surf também é muito bom para o equilíbrio e a postura dos pequenos, propiciando um crescimento saudável e colaborando para a melhoria de aspectos psicomotores como a coordenação e a consciência corporal.
Isso sem falar dos benefícios psicológicos. Por ser uma atividade divertida e lúdica, ela melhora a autoestima das crianças, a sua capacidade de concentração, o sono, o humor e ainda promove a interação social.
Por fim, como é uma prática esportiva feita ao ar livre e em contato com a natureza, ela desperta nos praticantes um enorme senso de respeito e proteção ao meio ambiente. É ou não é um esporte cheio de benefícios?

  • Quais são os cuidados que devem ser tomados?
A segurança vem sempre em primeiro lugar! As primeiras lições de surf devem começar ainda na areia. Para que a criança possa respeitar o mar, antes ela precisa conhecê-lo bem: onde ficam os buracos, o que é uma vala, como conseguir se localizar na água, como identificar para onde a correnteza está puxando, etc
Isso inclui também usar os equipamentos apropriados, como uma prancha compatível para a idade da criança, o strap que é a corda que prende a prancha ao tornozelo do praticante e boias para os pequenos. Mesmo assim, as crianças nunca devem entrar na água sem a supervisão de um adulto.
Também é superimportante passar protetor solar, preferencialmente aqueles à prova d’água, e reaplicar o produto após longos períodos no mar. E se seu filhote acabar sem querer manchando as suas roupas com o protetor, é só usar alvejante para remover facilmente as manchas.

  • A partir de que idade as crianças podem começar a praticar?
A recomendação é que a criança tenha pelo menos 4 aninhos para começar a praticar surf. Isso porque, geralmente, é só a partir dessa idade que a criança tem a coordenação motora necessária para desenvolver os movimentos. É indicado ainda que as crianças estejam aprendendo a nadar antes de começar a praticar o esporte.
Até os 6 anos, a atividade é mais recreativa, sendo que o desafio é conseguir se manter em cima da prancha bem no rasinho. As crianças só aprendem a remar e ir um pouco mais para o fundo, mas ainda antes da arrebentação, a partir dos 8 anos de idade. É só a partir dos 12 anos que eles começam a aprender as primeiras manobras sobre as ondas.

E ai que tal levar a molecada para aprender mais sobre esse esporte sensacional e fazer viagens inesquecíveis para os melhores picos do Surf?! Acesse: www.widextravel.com.br
Fonte: http://www.minutocrianca.com/surf-um-esporte-cheio-de-beneficios-para-as-criancas/



You may also like

Tecnologia do Blogger.